-

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Parabéns, Hugo Escarlate!


Hoje, ele comemora (ou comemoraria) o seu 8º ano bissexto. A razão para o uso do futuro do pretérito como possibilidade, é porque não se sabe quais são as intencões de sua mãe Renata Ventura para seu personagem nos próximos livros que se seguirão a A Arma Escarlate - Link.

Sim, Hugo Escarlate é meu neto! Um sujeito tão especial como ele só poderia nascer num dia especial...

29 de Fevereiro é aquele dia raro, que só acontece a cada quatro anos, só nos famosos anos bissextos. Hugo é um cara bissexto!!

Aliás, lembro que já contei pra você por que esses anos têm esse nome! Muito prosaico e singelo o motivo!! Os anos com dia 29 de fevereiro têm um dia a mais que os anos normais. potanto, 366 dias, percebeu? É um 3, um 6 e um 6. Portanto, um 3 e dois 6. Dois 6 = bi6, portanto bissexto!!! Bem científica a razão, não? Bem, tem uma explicação mais técnica, mas é muito complicada. Fico então com a prosaica!

Bem, científica mesmo é a caracterização se o ano é bissexto, falei sobre isso em um post . Quando éramos crianças aprendemos que a rotação da terra em torno do sol durava 365 dias e 6 horas. Na verdade, são 5 horas, 49 minutos e 16 segundos, dando origem àquelas Regras dos 100 e dos 400 que eu expliquei!!! Já leu? Não? Clique aqui!!!

Nascidos em 29 de fevereiro fazem parte de um grupo 4 vezes menos provável que nós, os nascidos nos demais 365 dias que todo ano tem. Numa continha rápida, e admitindo uma distribuição constante, eles seriam apenas 5 milhões dos 7 bilhões de habitantes deste planeta, quatro vezes menos que os nascidos em dias .... normais. Hugo é uma pessoa, no mínimo, rara!!

Alguns pais que tiveram seus filhos nesse dia, ficam cheios de medos e preconceitos, e registram a criança no dia 28 de fevereiro ou no dia 1 de março. Pra que? Veja bem, quando é que se precisa da data de aniversário? Pra preencher documentos e fichas cadastrais. Qual é o problema de preencher no campo 'data de nascimento' com um '29 de fevereiro'? Definitivamente nenhum!! "Ah, mas tadinha, quando a criança fizer aninhos, não vai ter um dia de aniversário pra ela" E da-í!!! A gente quase que nem comemora exatamente no dia, fica sempre pra fim-de-semana seguinte, né mesmo? Fica até uma razão pra fazer uma festa realmente especial nos anos bissextos.

Para efeitos de maioridade penal, os países divergem: no Brasil, parece que o cara chega aos 18 anos no dia 1 de março. Em outros, é no dia 28 de fevereiro. Isso pode ser toda a diferença na caracterização se o cara bissexto é dimenó ou dimaió, numa questão criminal... 

Pessoas teriam que ter orgulho de serem bissextas, por que não?

Hugo Escarlate tem!!

Abraço

Homerix Avô de Hugo Ventura


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

10 Medidas Contra a Corrupção

Amigos, já devem ter ouvido falar da fundamntal iniciativa do Ministério Público do Paraná, propondo uma lista de 10 Medidas Contra a Corrupção a serem transformadas em leis, contra esse mal que nos assola!!

Assinaturas estão sendo coletadas em todo o país.



Se já conhece, concorda e ainda não assinou, vamos direto ao ponto.

Imprima este PDF:
http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas/docs/Ficha-de-Assinatura_.pdf

Encontrará ali DUAS folhas com 8 formulários cada uma.
Preencha os seus dados (se não tiver Título de Eleitor, não tem problema)
Procure mais gente em sua família e sua vizinhança
Procure o endereço do Ministério Publico mais próximo de sua localização!
LEVE LÁ!!
ESTAMOS JUNTOS!!
 
São Elas:
 
 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O vencedor do Oscar deste ano!!!


Pronto, já vi o filme vencedor do Oscar 2016, mesmo sem ter visto só um dos demais candidatos. O único que vi foi ‘Perdido em Marte’, muito legal, mas sem chances, apesar de ter ganho o outro Globo de Ouro, incrivelmente na categoria ‘Musical – Comédia’, mesmo sem ser nem um nem outro. O  de ‘Drama’ ficou com ‘O Regresso’, filme deste meu vaticínio pitoniso-previsionário.

Sensacional, tenso, intenso, hiper-tenso, se quiser.

Duro, rude, doloroso. Impossível algum outro suplantá-lo!!!

O diretor mexicano Iñarritu deu um show. Cenas de ação longas, planos-sequência perfeitos, o primeiro deles desbancou de longe a melhor cena inicial de um filme, que eu dedicava a ‘O resgate do Soldado Ryan’, quando as tropas americanas desembarcam na Normandia. Aqui, é o Canadá, mas o Canadá rústico, selvagem, caçadores e índios. Nossa, nunca ficou tão evidente o poder de suas flechadas como nessa e em outras cenas do filme. Ângulos de tomada muito próximos aos acontecimentos. Um primor de direção!!

E Leonardo di Caprio, finalmente, vai levar seu tão sonhado e muito merecido Oscar. Não tem como não ganhar! Que sofrência explícita tão bem interpretada! Muitos já viram no trailer que ele é atacado por um urso. O decorrer e o desfecho dessa luta é surpreendente, dolorido, e é a base para a adoção de ‘The Revenant’ como título original em inglês. ‘Regresso’ é bom mas ‘Revenant’ é muuuuito melhor!!

De maneiras que não deixem de assistir ao vencedor do Oscar 2016!!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

A Grande Rio homenageou minha cidade!!!


Grande Rio trazendo a minha Santos pra Marquês de Sapucaí.
 

Comissão de frente espetacular!

Pelé menino arrebentando no samba
 
Santos conquistou meu coração ô ô

Pelé homem com a camisa do Peixe e com a Canarinho por cima da maior bola de futebol já vista!!

 O Mestre Sala é D. Pedro negro!

Tem Aroma de café na Avenida!
 
Nosso Rei Pelé Olé Olé!!!!

Povo cantando firme!

José Bonifácio e o balanço da Liberdade!

Carregadores de café e meretrizes do Porto!

Sereias e Golfinhos da Vila!
 
Santos maravilha de lugar!!!

Bola de ouro pra Neymar!

Paloma Bernardi Rainha!

Bateria de Moicanos da Vila!

Pisa forte Grande Rio!

Meninos da Vila e Professor Dorival sambando na Baleia!

Futebol Arte das Copas do Mundo!

Escola linda e colorida!
 
É pura emoção!!!

O Orquidário e o Aquário!!
 
Atleta do Século ... De ouro!

Terra da Caipirinha!!!

Quanta beleza sacudindo essa cidade!

Faltou falar do Monte Serrat e dos jardins maravilhosos da praia, e teve uma que outra escolha equivocada de destaque, mas NADA que tire a grande homenagem que uma das maiores escolas do maior espetáculo da Terra fez à minha cidade.

OBRIGADO, GRANDE RIO!!!