-

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Tim Maia - O Filme ... Não perca!!

Oi!!

Só rapidinho pra recomendar!!

Tim Maia é magnífico!

Sim, o cantor já sabíamos, acho que ninguém discorda.

Sim, o musical também, todos adoraram!

Sim, o filme, eu vi, ontem na Pré-Estreia!!

Aliás, legal uma pre-estreia! O Cinemark Downtown estava apenas com TODAS as salas dedicadas à exibição. Chegamos eu e Renata (Neusa teve que ficar com vovó), encontramos Janda Montenegro, colega escritora dela, pegamos nosso convite pra Sala 1 pipoca e coca-cola de cortesia e fomos,

A projeção abre com os dois atores que fazem Tim, Bau Santana e Robson Nunes num papo legal, bem-humorado, Aline Moraes engatilhando e logo aparece a voz de Cauã Reymond, que narra o filme todo.

Muito legal, desde o começo, com uma rápida infância e uma longa adolescência, na Tijuca, a tentativa com o começo da carreira, com Roberto e Erasmo Carlos, sim, eles mesmos, que formavam os Sputniks, e cantavam no programa do Carlos Imperial, quem é da minha idade se lembrará dele. Tudo muito legal, cheio de situações e diálogos hilários, que pontuariam até o final do filme.

Robson segue até o Tim ficar adulto, que vai ao Estados Unidos mas volta deportado depois de um tempo na prisão, e vai preso de novo na volta, e vai até o começo do sucesso, quando emplaca uma de suas canções na voz do já Rei Roberto, que aparentemente o abandonara assim que teve uma chance de brilhar solo. Eu não sabia que 'Não vou ficar' era dele. Emocionante. Ainda tem Tim compondo uma outra canção de seu primeiro disco o qual me lembro até hoje. Arrepiei! E aí entra Babu, muito bem, grande caracterização, grande voz, também com todos os trejeitos do astro. E aí é uma sucessão de histórias interessantes, muita música boa, muita loucura, muita droga... Mostram a fase Racional, em que ele se ilude som uma seita dessas, mostra a fase London, pula a fase meio brega, do dueto com Gal e da música de Peninha, e vai até o ataque cardíaco, com ele mais enorme que nunca, no Teatro Municipal de Niterói, que o leva desta vida louca que tinha... uma pena.

Vozeirão inesquecível, imbatível!

Filme bom, muito bom mesmo, imperdível, pra matar as saudades de meu ídolo!!! Desde o começo!

Felizmente, o diretor teve a sabedoria de terminar o filme no alto!!! Emocionante, que faz a gente ficar até o final dos créditos, ouvindo sua inesquecível performance!!!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Renata em PoA! Atenção, gaúchos!!!


Renata Ventura, minha filha escritora, avisa!!
___________________________
Olá, amigos gaúchos!!

Vou participar da Feira do Livro de Porto Alegre!!! Depois de tantos anos, finalmente consegui tempo na agenda para visitar PoA de novo!



Lá na feira, vou participar de um bate-papo sobre ficção brasileira no sábado, dia 08 de novembro, às 14h00, no espaço Tenda de Pasárgada!



O bate-papo será comigo, com os autores Bento de Luca (da trilogia "O Príncipe Gato"), com Samanta Holtz ("Renascer de um Outono"), Adriana Brazil (da série "Foi assim que te Amei") e Laura Conrado (autora de "Freud, Me Segura Nessa!") sobre a ficção nacional e o mercado literário brasileiro.



O encontro é totalmente gratuito e será seguido de uma sessão de autógrafos com todos nós autores. :-) Vou adorar ver você lá!



Se você estiver planejando ir, confirma sua presença aqui no link do evento! :-)

https://www.facebook.com/events/1723867347837729/?ref_dashboard_filter=upcoming&source=1&sid_create=3398317897



Vou adorar mesmo!!!



Um grande abraço,
Renata Ventura



P.S.: Deve haver alguns exemplares dos meus livros para vender lá na hora, tanto do “A Arma Escarlate”, quanto do “A Comissão Chapeleira”, que acabou de ser lançado na Bienal de São Paulo. Mas, se você já tiver meus livros em casa, pode levá-los para o evento, que eu autografo com imenso prazer!



Se você não puder participar do bate-papo por causa do ENEM, eu vou estar na feira durante o sábado inteiro! De manhã até fecharem as portas à noite! :-) 
Então, ainda podemos nos encontrar! :)



60ª Feira do Livro de Porto Alegre

Rua: Sete de Setembro s/n

Centro Histórico de Porto Alegre

De 30 de outubro a 16 de novembro

Evento Novo Século: 8 de novembro às 14h (Tenda Pasárgada)

domingo, 26 de outubro de 2014

Encanto das Sagas

No último sábado, munidos de duas caixas de livros e uma malinha, saímos de um encontro que não houve no Barra Shopping, e programamos o GPS para a Monsenhor Felix. Pra quem não sabe, é em Irajá! Ele nos direcionou à Linha Amarela, como eu esperava, mas antes dos túneis, ele me avisou para sair da expressa, eu não acreditei, e seguimos por entre as obras de arte que a fazem ser uma via expressa. Pra quem não sabe, túneis e viadutos são conhecidos em Engenharia como obras de arte, lembro-me bem da faculdade. Nunca projetei ou construí nenhuma obra de arte, posto que virei Engenheiro de Petróleo, assim que deixei a Politécnica da USP. Enfim, voltando ao assunto, acabamos chegando pelo caminho mais longo, não necessariamente o mais demorado (ainda não me entendo com o GPS).

Estacionados, pegamos a malinha de livros, e notamos o movimento na entrada do clube aonde aconteceria o Sagas Convention, e fomos para a entrada VIP, afinal ela participava como convidada. Não tinha a mesinha prometida mas eles reservaram uma pequeninha logo na entrada, que estava sendo usada para coleta dos ingressos. Foi ótimo. As pessoas iam chegando, vendo que tinha livro de saga logo na entrada, paravam pra conhecer e levavam. A primeira mala acabou em menos de uma hora. Em meu papel de roadie de escritor, fui ao carro com a mala vazia, enchi-a novamente e voltei. Entretanto, começaram as atrações, e a segunda mala demorou até o final do evento para acabar, 5 horas depois. 

Foi bem legal. Incrível como a juventude se amarra em sagas. Nos telões apareciam cenas de filme editadas com textos, muito bem montados, e o povo gritava a cada aparição de um 'herói', de uma fala marcante, cantavam a trilha sonora. Crepúsculo, Jogos Vorazes, Divergente e Harry Potter são os mais aclamados. Concursos de conhecimento aconteciam no palco, até chegar a atração final, a dubladora de Hermione e da heroína de Divergente (que faz também Culpa das Estrelas). Muitos gritos, muito legal.

Quem sabe um dia a saga A Arma Escarlate seja recebida da mesma maneira!!

Amanhã o destino é Olaria. Desta vez, num espaço com mais leitores mostrando suas obras, certamente as vendas serão bem menos interessantes!! Mas cada livro vendido é uma vitória!! 

E vamuqvamu!!


Writer´s Block II - A Missão

Escrever sobre a falta do que escrever é uma prática comum a colunistas e, mais atualmente, a blogueiros. O famoso Writers Block. Já fiz isto uma vez, chamei 'Deu Branco' (link). Não porque tivesse obrigação de escrever, contrato firmado para produzir, que é o caso das ocorrências normais. Era apenas uma obrigação moral da época, em que escrevia quase todo santo dia. E tinha 200 acessos por dia. Hoje, tenho 50, máximo 100 em dias de excessão. Perdi o ânimo. Mas sei que pode estar ocorrendo o dilema Tostines! Pra quem é mais novo, uma propaganda de 30 anos atrás que perguntava: vende mais porque está sempre fresquinho, ou está sempre fresquinho porque vende mais? Transpondo para a situação atual, estou desanimado porque tenho menos acessos ou tenho menos acessos porque estou desanimado? É, pode ser! Estando desanimado, fico menos inspirado e não escrevo tão bem e chamo cada vez menos atenção. Já expressei meu desânimo outras vezes, e da última cheguei a lançar uma ideia de reviver Clássicos Homerix, com a reedição de meus melhores textos, mas Já desanimei após a primeira edição, que teve repercussão zero, excessão de meu amigo blogueiro Osvaldo, igualmente desiludido, mas firme na prática. Ando mesmo desanimado, na perspectiva do resultado da eleição. Alias, não escrevi uma linha sobre o assunto, alertado que fui por um raro leitor fiel que aconselhou que eu diminuísse o tom jocoso com que tratei alguns dos juízes mais recentes do supremo que fizeram com que eu voltasse a achar que o de frango era melhor. Não expressei voto, de jeito nenhum escrito, por email ou neste blog. Voltando ao desânimo, acresça-se a repercussão mínima de alguns posts sobre as obras de meus filhos....o post do mais novo video de divulgação da Baleia, por exemplo, não teve mais que 30 acessos. Semana que vem estarão em Curitiba, sem patrocínio, e eu nem me animei em divulgar. E a presença dos amigos no lançamento do segundo livro de minha filha foi meio decepcionante. Aliás, escrevi enquanto a esperava num compromisso, e de tarde teria outros dois mais, um na Travessa da Barra outro no Irajá - Encontro de Sagas, nada que resolva sua vida, mas é aquele trabalho de formiguinha da divulgação. É o caminho duro. Seguimos firmes!


Esta é a situação!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sangue e Plaquetas para Duda

Ói eu e Renato akitraveis.
Já fizemos uma parceria de sucesso contra a leucemia de uma criança...
Espero que sigamos assim.
Sempre com a ajuda de vocês!
Obrigado
___________________________________

 Olá, Homero

A menina da foto é a 

Maria Eduarda A. Silveira

Ela é aluna do Maternal II do Colégio Cruzeiro de Jacarepaguá.

Foi diagnosticada com leucemia e já está fazendo o tratamento quimioterápico.

Está precisando de sangue tipo B+, mas o hospital aceita doações de qualquer tipo.

O banco de sangue é o do Hospital do Carmo, na Rua do Riachuelo 43, 3º Andar, Centro.

A menina precisará de 5 doações semanais de sangue e plaquetas.

Você conhece pessoas que possam ajudar / doar?

Poderia fazer uma divulgação para ajudar esta família?

Desde já, como sempre, agradeço.

Abs.


Renato


domingo, 19 de outubro de 2014

Jornal de domingo

Começou o horário de verão... E o dia de hoje concorda com a decisão técnico-política! Que calor! Se este é só o início, valha-me Ser Superior!

Depois de um domingo em que não tive nem tempo de ler a primeira página, devido ao trabalho, hoje li alguma coia e achei 4 artigos interessantes:
Um, sobre Paula Pfeiffer, uma blogueira ex-surda e sua breve história de progressão a surdo-oral (uma pessoa com audição normal e fala, que regride a uma surdez total), impressionou-me a definição de Hellen Keller, de que a cegueira afasta as coisas enquanto a surdez afasta as pessoas, o retorno à audição 15 anos depois ao implantar um ouvido biônico, e seu final feliz. Ao lado, seu livro!!
Dois, sobre uma coisa que a gente nem imagina que acontece. A gente sabe que cães ficam doentes, com doenças parecidas com as nossas, crises renais, inflamações, dores, apendicites, infecções, etc... mas nunca me passou pela cabeça de que precisariam de sangue. E existem cães doadores de sangue!! Era sobre isso a reportagem, que mostrava um pit-bull calmamente doando seu sangue. Parece que cães têm 15 tipos de sangue e serve a qualquer das raças. Mas t~em que ter mais de 25 Kg para doar.
Três, sobre o múltiplo boa-praça (título do artigo) Nelson Motta, que completa 70 anos este mês, 50 dos quais dedicado às múltiplas coisas do entretenimento, escritor (Tim Maia, Noites Cariocas, que tenho aqui em casa), produtor, roteirista, compositor (Como Uma Onda), crítico. Admirável carreira! lançou Marisa Monte, por exemplo! Ah, como eu gostaria que ele ouvisse a Baleia... 
Quatro, adorei a crônica de Adriana Calcanhoto hoje no Globo. Admiro-a como a melhor definidora do carioca: Cariocas não gostam de sinais fechados! Agora ela reveza com outros três cronistas um privilegiado espaço na última página do Segundo Caderno,  e sempre aproveita bem o tempo que tem para prepara-la. Desta vez, o tema é eleição! E que diagnóstico excelente!  Vejam lá! Ela diz que quem quer que vença, ela vai ser contra. E no meio do texto, lista uma porção de coisas que têm que ser feitas, sejam as que têm que ser mudadas como as que têm que ser mantidas. Leia aqui: http://oglobo.globo.com/cultura/eu-prometo-14291392

Muito bom mesmo!

Recomendo!!


Hoje tem mais uma sessão de baixarias, desta vez é na Record!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Curta com Baleia


Você conhece a Baleia?

Não?

Então eles se apresentam pra você, neste video, pequenininho, mas bonitinho e bastante profissional.

Fiquei orgulhoso deles!

Ouça Baleia  aqui: www.baleiabaleia.com



domingo, 12 de outubro de 2014

ACC no BPS - Renata ficou feliz!!

Foi na última sexta-feira, a noite de lançamento de A Comissão Chapeleira aqui no Rio.

Foi na Saraiva do Botafogo Praia Shopping.

Uma amiga nossa notou a diferença entre as duas noites, a primeira, lá em 2011 quando Renata lançou A Arma Escarlate e esta última, com o lançamento de seu segundo livro. 

Na primeira, muitos amigos nossos foram prestigiar, a idade média da fila era praticamente a nossa. Nesta última, acho que nem 10% dos nossos amigos vieram prestigiar, em compensação, um monte de jovens fãs estiveram lá... muitos deles esperavam por ela já desde bem antes das 7 horas... e ela só chegou 7 e meia!! E houve gritos e aplausos quando ela chegou...

Legal o contraste!!

Renata ficou muito feliz.  Além dos livros comprados lá, mais monte foram trazidos só para o autógrafo,  menos que a noite de AAE (que tinha muito mais amigos e poucos fãs). Ela ficou autografando o tempo todo, abraçando, conversando, sorrindo, tirando fotos, até 10:30...  . Muito feliz... 

Todos ficaram encantados com a atenção que ela dava aos leitores.








quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Vovó Escarlate Convida


Vovó, com a primeira obra da netinha, convida!!!

Minha neta Renata Ventura terá noite de autógrafos de A Comissão Chapeleira!!!
É seu segundo livro!
Será na sexta dia 10, às 19:00 no
Botafogo Praia Shopping - Livraria Saraiva!
Apareça!!!

domingo, 5 de outubro de 2014

Eleitorais


Cansativo o JN de ontem, pois mostraram resultados de pesquisas Presidência e 7 Estados, TODOS duas vezes, contando com a dos votos válidos, por DOIS institutos de pesquisa e EM TODAS as 30 descrições, explicando o tal do 95% de confiabilidade, e a margem de dois pontos percentuais para cima e para baixo, e os empates técnicos. Pra que isso tudo?


Alias, declaro que continuamos invictos. Nunca estivemos, eu ou qualquer membro de minha família, em nenhum dos conjuntos de duas mil e poucas pessoas entrevistas pelo IBOPE ou pelo Data Folha. E você? Cheguei a fazer uma enquete no passado
quando eu tinha mais feedback, e era a mesma coisa com a maioria de meus correspondentes.

O debate global foi bastante divertido e elucidativo, para mim, sobre as possibilidades do segundo turno quase certo.... dá pra ter alguma esperança ....

No site de fãs escarlates no Facebook, surgiu uma eleição bem mais divertida. Discutiam em quem os Pixies votariam. Deu Viny com Luciana Genro, Caimana com Eduardo Jorge, Índio com Aécio, Capí com Marina ou Eduardo Jorge, e Hugo, claro, com Dilma. 

Os que já leram A Arma Escarlate e se apaixonaram pelos personagens, terão condições de discutir!!! 

E as discussões foram acaloradas!!!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Lançamento de ACC no Rio de Janeiro

Tenho a alegria de convidá-los para o lançamento de
A Comissão Chapeleira
É o segundo livro de Renata Ventura, minha filha. 
Quem não for do Rio, avisa quem é, por favor!

O livro foi lançado na Bienal de São Paulo, com boa venda, e também vai bem na pré-venda.

Como aperitivo, deixo aqui uma opinião recente sobre o livro. 

O livro está com Nota 4,9 (em 5) lá no Skoob (www.skoob.com.br), já com 85 avaliações.

Se você pretende ir e está no Facebook, entra neste evento e confirma a presença

https://www.facebook.com/events/1518036441770122/?ref=22

Obrigado pela atenção!
___________________

Resenha de "A Comissão Chapeleira"
 Lembro como se fosse hoje, quando no encontro estadual do Rio de Janeiro de Esperanto, encontrei a Renata Ventura. E nesse dia comprei o primeiro livro de sua série: "A Arma Escarlate". Esse dia mudou minha vida. Posso dizer que existe uma Anna antes e outra depois dessa série. Fiquei impressionada com o livro. A cada capítulo, a nossa querida Renata me surpreendia cada vez mais, com sua inteligência, criatividade e, principalmente, capacidade de criar vários personagens com uma personalidade profunda, real, posso dizer que posso até tocar neles, de tão íntimos cada um se torna pro leitor.
 Mas, essa resenha não é sobre A Arma Escarlate.
 É sobre sua continuação - A Comissão Chapeleira. Mas, eu tive que falar um pouco sobre o primeiro, por que tenho que dizer que. se com o primeiro, a Renata conseguiu superar a J.K.Rowling, agora com A Comissão Chapeleira, ela conseguiu superar a ela mesma, se isso é possível.
 Eu acabei de ler o livro e ainda estou digerindo tudo o que aconteceu, todos os sentimentos que vivi, e simplesmente surpreendida e impressionada com a nossa bruxinha brasileira. O primeiro livro da série se torna um livro pra criança diante da grandiosidade do segundo livro.
 O primeiro tem muita beleza,muito charme, mas posso dizer que o impacto do segundo é muito maior do que aquele que se vive no primeiro. Você chora, ri, se descabela, se emociona, se alegra por cada passo no sentido positivo, se decepciona com cada ação ruim, sente medo paralisante, dá vontade de bater, e isso tudo faz com que você chegue emocionalmente esgotado no fim do livro... mas com uma sensação estranha de alegria, misturado com receio de continuar, com medo só de pensar no que ela vai aprontar nos próximos livros. Acontecimentos que, tenho certeza, são desde a mais sublime ternura até a pior das piores torturas físicas e emocionais.
 Esta resenha poderia ficar melhor, mas eu não tenho nem palavras pra descrever melhor o que eu sinto e penso sobre o livro.
 Anna Lobo