-

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Clássicos Homerix - Mais do Mesmo



Após 17 anos de escrita (sendo 13 líquidos) e quase quatro anos de blog, vejo o interesse por ele diminuir inexoravelmente, o ânimo vai diminuindo, e vou restringindo os posts às divulgações dos trabalhos dos meus filhos, que têm repercussão ainda menor,  enfim, então pensei em começar uma série de posts, que alguns amigos vão tachar de requentados, mas vou fazê-lo mesmo assim.


São textos que eu considero muito bons, deixando a modéstia de lado, e vou chamar a série de Clássicos Homerix, mandando a mesma mais ainda pra longe!!


Pensei em fazê-lo cronologicamente, mas quando fui procurar a data exata de início do blog, me enganei, e parei em dezembro de 2011, e achei um post chamado ‘Mais do Mesmo’. Trata-se de uma trovinha, como aquelas que eu tinha ânimo de fazer antigamente, e sobre política, coisa então que me deixa mais ainda desanimado. Desta vez, descendo o pau na indicação de Jader Barbalho para o Senado, e sua posse, levando seu filho de terninho, fazendo caretas. Usei palavras de baixo c--ão disfarçadas com hífens, muito p—o que estava.


O post foi bem comentado, e levei até um puxão de orelhas de minha filha!!


Espero que apreciem.

domingo, 28 de setembro de 2014

Baleia em Copacabana!!

Lugar bom! É no SESC Copacabana!

Horário bom: É às 20:30

Show novo da Baleia, banda do meu filho Felipe! 

Músicas novas. Vão homenagear as influências que tiveram.

Além de tocar o disco Quebra Azul todinho!

Única apresentação no Rio.

Apareçam!!!

Estaremos lá, eu e Neusa!!!

Dia 30, Baleia apesenta suas influências no Espaço Sesc Copacabana:http://goo.gl/klcfAS

Ouça Quebra Azul, o primeiro álbum da Baleia: http://goo.gl/t7wHvg
Foto: Show novo. Músicas novas. Única apresentação no Rio.

Dia 30, Baleia apesenta suas influências no Espaço Sesc Copacabana: http://goo.gl/klcfAS

Ouça Quebra Azul, o primeiro álbum da Baleia: http://goo.gl/t7wHvg

sábado, 20 de setembro de 2014

Renata fez um trabalho que lembra as reais intenções da JK Rowling: ensinar.

Nesta resenha de A Arma Escarlate, Thiago Lupin agradece a autora Renata Ventura por ter-lhe aberto os olhos para as coisas brasileiras, que ele simplesmente desprezava .... e termina com uma declaração linda, que eu coloquei no título deste post
______________________________________



São pouquíssimos os livros que começam bem, continuam ótimos e no fim nos cativam. Confesso que no começo da leitura me decepcionei por esperar que fosse mais europeu....mais Harry Potter. Passei pela frustração de não ter os feitiços em latim, de não haver casas dentro do Korkovado, de não ver os Elfos na cozinha, mas mesmo com esses "problemas" eu dei 4 estrelas durante a leitura.


Daí eu percebi que estava valorizando uma cultura que não era a minha. Aprendi com os Pixies a valorizar o que é nosso, a nossa origem, nossa cultura, nossos Animais Fantásticos e lendários (mula-sem-cabeça, curupira, saci-pererê etc). Que excelente lição de patriotismo que nos falta tanto. Os feitiços não precisam mesmo ser em latim, genial a ideia do Tupi. Não esqueço das lições de História, descobrir os bruxos da época do descobrimento foi uma boa sacada. 
A escrita é muito bem trabalhada, eu ri de tanta coisa engraçada demais, o humor é presente nas horas menos esperadas. Minha revolta com as atitudes do Hugo foram tão grandes que eu lia feroz torcendo que ele fosse pego e pagasse pelos seus crimes! Aliás, ele tem é sorte ein. 
Dou 5 estrelas muito consciente da qualidade deste livro. Há muitas cenas com uma beleza de descrição e gingado/charme tão legais que dão cara, sabor ao livro.

As ideias são dignas de JK Rowling, destaque o corredor dos signos, a sala silenciosa, como é ver uma porradaria num quadro rs, o dicionário do Capí, o Clube das Luzes, as histórias da África, etc.

Os títulos dos capítulos são MUITO bons, impressionante, instiga vc a ler e não são óbvios de entender, pelo contrário. Também há muitas ideias do Espiritismo inseridas sutilmente no decorrer do livro, o que pra mim (como um bruxo espírita) me deixou muito feliz demonstrando a preocupação da autora em passar certos ideiais. 
Destaque para as singelas referências a Harry Potter, ao encontro mais lindo e genial que eu li nesse livro: da fênix Faísca com o Hugo; meu Deus que fã de HP não gostaria de saber o que aconteceu com a Fawkes depois da morte do Dumbledore?? Ou o que poderia ter acontecido com o unicórnio que Voldemort sugou o sangue na Floresta Proibida?? Genial. Eu adorei. Que medo que eu fiquei no final, rs pensei que já haveria massacre de personagem logo no primeiro livro rs (Martin me perseguindo rsrs). Fiquei muito preocupado com o Eimi, sinceramente, precisava dizer rs. 
Outras coisas triunfantes aconteceram, coisas que eu esperava que a JK falasse em HP mas que eu apenas pude deduzir: a ideia das religiões, os bruxos europeus não são religiosos pq eles sofreram muito com a Inquisição muito mais do que nós. G.E.N.I.A.L. Alguns acreditam em Deus, uns tem religião, outros são ateus, como existe uma vasta variedade que há no mundo dos trouxas/azêmolas/mequetréfes.


Não conseguia ver magia no RJ ou no Brasil por não se assemelhar em nada, nada com a Europa de HP. Simplesmente não encaixava. Fiquei impressionado e muito orgulhoso de não mais olhar os Arcos da Lapa, o Cristo Redentor, até o Saara como apenas pontos turísticos e sim como lugares que escondem magia, bem aos nossos olhos...incrível, que dez!!! 
Há muito pra se dizer desse livro.


Por diversas vezes eu pensei, tomara que seja feita uma minissérie deste livro...filme não dá certo, rs. Quem poderá fazer tal e tal papel? E eu torço para Renata ser tão ou mais atenciosa em preservar o Hugo e os personagens das mutações/multilações do que a JK foi das adaptações cinematográficas de HP. Digo isso como quem gosta desse meu mundo descrito de forma mágica, que eu vivo no RJ (orgulho, rs). 
Nos próximos livros, consigo ver brecha para muita coisa acontecer, muitas histórias paralelas, frases suspeitas rs, personagens que eu tenho certeza vão aparecer e ser muito importantes. Sinto que tem muita coisa pra rolar. Sinto muito orgulho de ter lido um livro que não é nem um pouco superficial, tão presente no gênero. 
Estou muito feliz de ter uma boa autora nos representando. Renata fez um trabalho que lembra as reais intenções da JK Rowling: ensinar. 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

GE-10 foi do Santos

Pra quem não sabe, toda semana a Globo elege os lances mais marcantes do Brasileirão.

Por acaso, fui almoçar em casa pra receber um prestador de serviços, e liguei no Globo Esprte..... e assisti ao GE-10 ..... e gostei, como não poderia?
  1. O Lance 9 foi o gol de Lucas Lima, do Santos, que abriu caminho da vitória sobre o Coritiba;
  2. O Lance 5 foi um balãzinho de Robinho, do Santos, seguido de passe sem olhar;
  3. O Lance 2 foi o golaço de cobertura de Robinho, num contra-ataque fulminante;
  4. Finalmente, o Lance 1 foi de Ganso, do Santos, com um drible sensacional, indescritível, só vendo mesmo, e gargalhando, como gargalhei ao ver, chamando a atenção de todos.

Ganso, do Santos? Sim, considerarei sempre Ganso e Neymar como jogadores do Santos, que me deram grandes alegrias em 2010 e 2011, que eu jamais vou esquecer. 

Estava feliz, sei que o Santos não tem muito mais afazer no brasileiro, mas tem a Copa do Brasil. Pena que vai ter que derrotar o Botafogo, time pelo qual nutro simpatia, enfim, estava feliz mas aí veio a notícia de que a DIRMER (como meu amigo João chama aquela Diretoria de MER--) tirou o almoço do time da base nos fins-de-semana. O que querem? O time é famoso pela valorização de seu time de base, e faz uma mesquinharia dessas!

Espero que voltem atrás!!

Vejam aqui o GE-10 da semana!

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte/v/ge-10-habilidade-de-ganso-e-destaque-na-lista-do-globo-esporte/3632981/


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Free the Kilt, Clan, Ness, Scotch, Mull, Highlands, 007



Nesta quinta-feira o povo escocês decide se quer ou não se quer a Escócia independente do Reino Unido. Já houve guerras no passado e outros movimentos no sentido mas neste ano parece que o YES SCOTLAND está com força. É capaz que o BETTER TOGETHER (campanha pelo NÃO) desta vez se dê mal. A disputa nas pesquisas está acirrada!


A Escócia tem 8% da população do Reino Unido e 20% da área. Tem 90% das reserva conhecidas de petróleo, apesar de o Mar do Norte já não ser mais aquela coisa. David Cameron está muito preocupado com a possível separação!!


A Escócia sempre esteve presente no imaginário das pessoas... É de lá que vem o Monstro do Loch Ness, é lá que os homens andam de kilt, aquele saiote xadrez super-charmoso, sem vergonha de mostrar as pernas, são escoceses os mais tradicionais clãs do mundo, é de lá que vêm as gaitas de fole, em que o ritmo dos sopros não tem nada a ver com o que está saindo do instrumento, é lá que são as Highlands, aonde têm os Highland Games, aqueles jogos de modalidade de força, como o cabo de guerra, o lançamento de tronco e outras mais pesadas, e, não se poderia deixar de lembrar, é de lá que vem o Scotch, o melhor whisky do mundo (porém, há controvérsias puromálticas!)


Para nós beatlemaníacos, mais uma referência importante. É lá o Mull of Kintire, um cabo aonde Paul McCartney tem uma fazenda, e que o inspirou a fazer uma de suas mais belas canções da carreira solo, de mesmo nome do local, sucesso de vendas com mais de 3 milhões de compactos vendidos, e onde aparecem uma espetacular sequência de centenas de gaitas de foles tocando em uníssono. Vejam no video lá no fim do post.

No cinema, são vários os filmes ambientados lá, lembro-me de Coração Valente, em que Mel Gibson faz um William Wallace sensacional, lembro-me de Highlander, aquele filme em que Cristophe Lambert faz um imortal, dentre muitos que só morrem quando lhes cortam as cabeças, e lembro-me, claro, de Skyfall, o último de James Bond, cujas últimas cenas se dão no local de nascimento do personagem, nas Highlands escocesas.


E é 007 que me traz a figura de maior importância quando se fala em Escócia. O primeiro James Bond do cinema e melhor de todos eles até hoje, é Sean Connery. Aquele ator de 1,80 m, com aquele inconfundível sotaque e classe jamais igualados, segue sendo o mais emblemático deles. É o único escocês que interpretou o agente secreto. Depois, vieram o australiano George Lazenby (esqueça), o inglês Roger Moore, o galês Timothy Dalton, o irlandês Pierce Brosnan, e somente agora se repetiu uma nacionalidade, com o inglês Daniel Craig.


Fiquei feliz ao saber de uma declaração recente de apoio ao YES de Sean Connery. Eu achava que ele estava com Alzheimer, no alto de seus 83 anos de idade.

Viva a Escócia Livre!!!


Mull of Kintire - by Paul McCartney




Conan é bárbaro!! Oswaldo está de volta!!!

Era 3 de agosto e notei esta mensagem no Facebook, de um amigo de quem não tinha notícias há tempos!!
Amadas e amados,
Após mais de 40 anos, o cigarro cobrou sua taxa "extra"...
Esclarecendo a todos o meu "sumiço" das redes, desde o dia 30/06, retornando de viagem a Manaus, por motivos de trabalho, senti-me sufocando. Tomei um taxi até o Hospital Niterói D'or, de onde não consegui sair, ainda. Tive apenas tempo de pagar a corrida e solicitar ajuda na recepção...
Foram 18 dias em coma induzido e mais 7 para acordar. Um dia, falo sobre a sensação de estar no limbo...
Quando co
mecei a ser preparado para a alta hospitalar, nova parada cardiorespiratória e nos dias seguintes, mais uma. Ou seja, após 3 traqueiotomias, ainda não tenho condição de falar.
Neste período, venho me emocionando com as orações, solidariedade e amor, traduzidas em mais de duas mil mensagens, curtidas, e-mails e afins, de todo o país.
Em especial, a um anjo, de nome Monique, que auxiliou a brava equipe médica, a nunca desistir da minha vida.
Ainda dependo de recuperação cardíaca, permanecendo no CTI do Niterói D'or, restará, então, uma readaptação da fala e dos movimentos, afinal, perdi mais de um quarto do peso corporal e, como sempre fui magro, imaginem.
Mais uma vez, obrigado a todos.
Um beijo e fiquem sempre na luz...

Era Oswaldo Bonfanti, um colega petroleiro!

Claro que saudei sua volta e comecei a torcer por ele.... Um mês depois, me surpreendo com uma reportagem no extra sobre ele, e seu cão Conan, que eu já 'conhecia' de várias postagens no Facebook, e escrevi
Apesar de Oswaldo ser petroleiro como eu, só o conheci pelo Facebook, em um grupo de moradores de Santos, veja só... Sempre acompanhei esse amor pelo seu cão CONAN, totalmente justificável, me assustei com o ocorrido, pois não o 'via' há tempos, e agora me emociono ao ver a participação do cão em sua reabilitação. Que coisa linda!!!


A foto ficou meio distorcida mas passa a mensagem.... 
(aqui, a íntegra da reportagem, com a mesma foto, melhor)

Contei à Renata que ele havia lido e adorado A Arma Escarlate, e ela falou que queria dar A Comissão Chapeleira para ele! E, no primeiro fim de semana após a chegada, baixei em Niterói para visitá-lo na PLACI, uma clínica de referência de recuperação. Conheci então Monique, sua namorada, veterinária, que cuida de Conan, neste momento. Enquanto Oswaldo jantava, ela me contou os detalhes, de como tudo começou com uma overdose de Berotec (veja só, eu me lembro de ter ministrado Berotec a meus filhos) muito mal receitada pelos médicos de Manaus aonde ele estava, o que desencadeou uma série de infortúnios pulmonares e cardíacos, que o levaram ao coma induzido, a uma traqueostomia, à perda da função renal, à perda de tônus muscular e da fala, à ocorrência de escaras, agora tudo começando a voltar ao normal, muito graças ao Conan, que sentia, segundo Monique, quando Oswaldo estava bem ou mal, mesmo remotamente, uma linda conexão entre amigos, homem /animal!

Na mesma noite, ele publicou:
Minha maninha e a visita ilustríssima do amigo Homerix. De quebra, presente da Renata Ventura, seu mais novo livro, autografado, A Comissão Chapeleira. Trata-se da continuação do esplêndido A Arma Escarlate.


Em breve ele estará de volta à sua casa, para nos dar mais momentos de seu lindo relacionamento com seu cão e sua namorada e seus amigos!!
Salve, Oswaldo!
Salve, Monique!
Salve, Conan! 





domingo, 14 de setembro de 2014

30 Anos Entre Céu e Mar

Os da minha idade entenderão parte do título.

Faz 30 anos que o remador solitário Amyr Klink concluiu uma viagem de 100 dias, da Namíbia à Bahia, configurando-se no primeiro e ainda hoje um dospoucos a fazer a travessia do Atlântico Sul. A aventura ficou registrada no livro "100 Dias Entre Céu e Mar", que eu li à época, e que ficou 30 semanas na lista dos mais vendidos no Brasil.

Isso tudo e muitas curiosidades, relatos, desabafos,  foi colhido em uma entrevista que Carlos Euardo Éboli fez na CBN, com o Capitão Coragem, alcunha que foi dada a Amyr, não pelos brasileiros, mas pelos sul-africanos, que acompanham a travessia com muito mais atenção que nós mesmos, como sempre, o maior valor vem de fora.

Amyr, que é economista,  trabalhava com contabilidade antes de ter o sonho que todos diziam ser coisa de maluco. E depois, virou empresário do mar. Ele continua entre Céu e Mar. Hoje mantem uma marina de primeiro mundo em Parati ("aquela coisa da Glória não pode ser chamada de Marina"), que emprega 200 técnicos navais de primeira linha. Alerta que o potencial do Brasil para ganhar dinheiro com o mar é inigualável, a quantidade de espelhos d'água espalhados pelo país, como baías, represas, lagoas, se bem aproveitado, renderia bilhões aos cofres públicos, em turismo esportivo. E também concluiu mencionando uma conversa com Torben Grael que disputou uma prova na Baía de Guanabara e teve que se desvencilhar de plásticos mil pelo caminho...

Ponto alto da entrevista... lembrando-se de tanta burocracia que enfrentou por aqui para poder navegar...
"Posso dizer que quando eu estava em alto-mar, cercado de tubarões, só ali eu fiquei em paz..."

Enfim, este é o nosso país. Era antes, é hoje....


Grande Amyr Klink!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Costela Dourada



É sempre assim .....


O setor em que trabalho muda de edifício e vai pra um lugar ainda meio ermo... com poucas opções de almoço, sem bancos, serviços ou comércio .... a vizinhança tenta se adaptar, ... e começam a pipocar um restaurante aqui, um prestador ali, uma lojinha acolá e tal, e aí quando a coisa começa a funcionar, o que acontece?


O setor em que trabalho muda de edifício e vai pra um lugar ainda meio ermo... com poucas opções de almoço, sem bancos, serviços ou comércio .... a vizinhança tenta se adaptar, ... e começam a pipocar um restaurante aqui, um prestador ali, uma lojinha acolá e tal, e aí quando a coisa começa a funcionar, o que acontece?


Pois é, nem preciso repetir! Já estou num terceiro lugar meio ermo. Foi assim na Canabarro, foi assim no Metropolitan, e agora, é na Senado. Mas sei que , quando engrenar, vamos mudar... próximo destino deve ser o Cajú .. calma, não o cemitério, é que a empresa tem um prédio lá.... E fomos pioneiros aqui, abrindo caminho para os demais setores. Já estamos aqui há uns 15 meses, e a coisa ainda não engrenou, mas está começando! 


Hoje, por exemplo, fui a um restaurante que abriu há pouco, aqui do lado, Inválidos 23, quase em frente à Igreja dos Pobres, chamado Costela Dourada, excelente. A recepção é gentil, o atendimento é de qualidade. A especialidade está no nome, tanto suína quanto bovina. Há também grelhados todos, com dois acompanhamentos e um molho, pratos muito bonitos de se ver, mas as costelas, meu amigo, vêm rápido e se desmanchando, knives not needed, com acompanhamentos interessantes. A minha veio com red souce (parece um barbecue melhorado), umas cebolinhas brancas embebidas no molho, fatias finas de gengibre, arroz biro-biro e batatas brabas. Um espetáculo! E o preço ainda é bom, menos que R$ 30, mas deve aumentar em breve, infelizmente, quando for descoberto pelos meus 5.000 companheiros de edifício, e ficar entupido de gente, com filas pra entrar e pagar.... Bem, quem sabe, não!

Homerix recomenda!!!!

Mais informações no www.costeladouradasteakhouse.com.br