-

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Supremo absolve (pelo crime de) quadrilha


    Esta é uma tarde triste para o Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios, foi reformada, foi jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012.



.... disse Joaquim Barbosa



Foi hoje, quando o Supremo absolveu o núcleo político do crime de formação de quadrilha. A tônica da virada foi comandada por Teori e Luis Roberto , que levaram consigo a dupla Levantoffolli (que votaram como sempre) e as duas juízas Rosa Weber e Carmen Lúcia (que coisa!). 6x5



Sei que estão dizendo que tudo bem, que o que importa é que foram condenados pelos crimes maiores.. enfim



Pra mim, foi uma péssima prévia do Carnaval.



Aqui, todas as vezes em que Barbosa encheu-nos de orgulho

http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2013/05/barbos-mais-uma-vez-dizendo-tudo.html



Abraço a todos

No Bloco do Sargento Pimenta


Até o Carnaval 2011, eu tinha um dito padrão: se você me vir acompanhando um bloco, póchamá a ambulância que eu fiquei louco.

Não tinha a menor chance de me encontrar num aglomerado de pessoas grudadas, suadas, bêbadas, mijonas, a acompanhar um trio elétrico tocando marchinhas de carnaval. Quer dizer, marchinhas até que tudo bem, mas nos últimos anos, outros ritmos vem invadindo o repertório, que eu simplesmente, dispenso.

Neste ano, uma abertura surgiu, e eu saí num bloco.

E não é que eu tenha ficado louco.

Eu, em verdade, sou louco!


            Louco por Beatles!

O repertório seria puro Beatles, em ritmo de maracatu, funk e até samba, do bom! O Felipe havia ido ao show deles, no Teatro Rival, e aprovado os arranjos. Então, era a oportunidade pra me enlouquecer com dignidade. Vesti meu abadá, e fomos à luta (eu, Neusa e Renata). A última vez em que o havia vestido, na verdade uma camiseta com a estampa da capa do disco Let It Be, foi no insuperável show de um deles, em São Paulo, sobre o qual dei meu dePAULimento (ver link). Felipe, namorada e amigos também pimentaram, mas não os encontramos. Era muita gente. Foi apertado, mas foi bom. O som valeu o esforço.

O nome do Bloco deriva de um dos melhores discos dos Beatles, o revolucionário Sergeant Peppers' Lonely Hearts Club Band, de 1967. Meu Deus, lá se vão 44 anos. E ainda o disco é cultuado.

Grande idéia!

O som estava bom, a banda de dezenas de componentes, estava muito bem, era uma galera boa. Tinha guitarras, tinha metais, tinha bateria (com mestre, apito e tudo o que tem direito), as adaptações estavam ótimas. E o povo respondeu muito bem. Cantaram todas as músicas, o que mostra que a influência dos Beatles segue firme e forte. Teve até um hino do Sargento Pimenta, muito legal: colocaram uma letra apropriada sobre a música de 'Obladi Oblada'. Se tiver curiosidade, o video e a transcrição da letra estão neste link. O trecho que mais gostei foi este, por sobre a letra do refrão

In a couple of years they have built a home sweet home  ... 
With a couple of kids running in the yard of Desmond and Molly Jones.

que no hino ficou como 

Quem no Rio já ouviu carnaval com esse som?  ...
O Sargento tá aqui, vamos exaltar Paul, Ringo, George e John!

A banda ficou estacionada o tempo todo, como era planejado. E foi um sucesso! Mais de 5.000 foliões se aglomeraram no cruzamento das ruas Visconde Caravelas e Capitão Salomão, em Botafogo, Rio de Janeiro. Veja aí na figura: tudo o que estava em vermelho estava cheio de gente. Como disse um amigo, acho que os organizadores subestimaram a força beatle. No ano que vem, merece um lugar mais amplo. De repente, está disputando lugar com a Banda de Ipanema, HeHeHe...




Presenças ilustres, Bruno Mazzeo e Carlos Minc, que eu tenha sabido!

Eu? Como deu pra ver no video, eu estava feliz, que nem pinto no lixo (ainda não captei bem o significado da expressão), tanto que esqueci de tirar uma simples foto minha. Mas fiz o video. Pena que a camerazinha do celular não capta o som da bateria, interessante. O Felipe já havia notado isso no show do Rival. Mas eu garanto que tinha bateria, e mandaram muito bem. E estava contagiante.

E perdoe a movimentação desenfreada da câmera. 

Era o contágio beatle...

Homerix Na Folia Ventura




segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Grupo Estação não pode fechar!!


Carta recebida, já há um tempo,de uma leitora assídua !!
Oi, Homero, tudo bem? espero e desejo que sim.

Carissimo, você viu a matéria do Segundo Caderno, de O Globo, de hoje? Em 3 de abril as salas de cinema do Grupo Estação poderão fechar as portas!?!?!?!?!? (por causa de dívidas...).
Amigo, sempre gostei da Sétima Arte mas depois que o Grupo surgiu eu virei ci-né-fi-la de bons filmes. Está batendo o desespero. Daí, pensei, vou escrever para o amigo que tem um blog poderoso, de longo alcance e repercussão, de gente culta, influente e tb frequentadora das salas de cinema, e quem sabe?, se juntos, você e nós, os seus seguidores, possamos fazer alguma coisa para impedir que tal desastre, de infinitas tristeza, pobreza e proporção, ocorra!!!
SOS - SOS - SOS - SOS - SOS, Homero, quem sabe dentre os seus leitores está 'aquele' ou 'aquela' a quem devemos sensibilizar?
A voce, que escreve tão bem e é tão antenado, peço, 'pelamor' de Deus: ABRACE ESTA CAUSA!

Abraço grande com os meus mais agradecidos cumprimentos.

Rosana
Apenas discordando fortemente dos qualificativos 'poderoso, de longo alcance e repercussão' dados a meu humilde blog, claro que não poderia deixar de aderir. 

Sem dúvida que não podemos perder aquela fonte de saber cinematográfico que abriga os filmes que logo saem (ou nem entram) do (no) mainstream dos Shopping Centers. É o abrigo pra quem perdeu um grande filme por circunstâncias diversas mas fica tranquilo. Sim, porque os bons filmes têm pousada certa no Estação, que prolonga sua exibição por semanas, meses, até ano. Foi o caso, por exemplo, de 'O Segredo dos Seus Olhos', excepcional filme argentino, que eu mesmo só vi, e no cinema, um ano depois de seu lançamento por aqui. Aliás, filme sobre o qual escrevi meu primeiro post en español. Depois leia, aqui: http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2010/11/el-secreto-de-sus-ojos.html

O que fazer? Por enquanto está como uma ação entre amigos, há esse apelo para você escrever em seus epaços, para suas comunidades, sobre a tristeza que seria perder o Estação, que é o que estou fazendo aqui.

Dá uma passada lá, clicando no link aqui de cima.
Deixo também o link de um artigo esclarecedor sobre a situação e com um depoimento legal do cineasta Matheus Souza http://oglobo.globo.com/cultura/megazine/manter-estacao-aberto-fundamental-para-cinema-carioca-11635850

Bora ajudar??





Bobsled Latino



Gente, acho que eu sequei o Brasil, desculpem!!!
Acordei cedo e me liguei no último dia das Olimpíadas de Sochi.
Corria o Bobsled, aquele trenó de quatro que desce aquela pista estreita a uma velocidade estúpida!!

Era a terceira corrida de todo mundo, e eu observava os detalhes, tentando entender aquilo tudo, observando como as alças de impulso são recolhidas logo depois que eles entram, e vendo como aquela largada é difícil, o salto de 4 marmanjos pra dentro de um espaço minúsculo, a coordenação entre os quatro, e coisa e tal, e vem o Pássaro Azul do Brasil e aquela expectativa de como seria a descida, concentração, grito de guerra, corrida de empurrão e ..... o piloto tropeça na borda da geringonça, quase cai para  o outro lado, os demais esperam ele se ajeitar para se ajeitarem, mas aí lá se foram preciosos décimos de segundos, senão mais de um inteiro, o suficiente para comprometer a prova toda.... E olha que depois da C.O. (Cagada Operacional), eles fizeram um percurso limpo, o que poderia fazer com que ficassem entre os 20.


Uma pena!! 


Mas sei que só o fato de estarem competindo já é um feito, afinal batalharam, se dedicaram para estar entre os 30 melhores do mundo, e colocarem o Brasil entre os 19 melhores países do mundo na modalidade (5 ou 6 países vieram com mais de um time de 4), e serem o único time latinoamericano da lista (a Jamaica, famosa pelo filme, concorreu apenas no time de 2).


Assim sendo, os rapazes não ficaram diferentes dos demais brasileiros que disputaram outras provas nos esquis, patins, e ficaram sempre no último quartil da disputa. A exceção foi Isabel Clark, que foi a 14ª no snowboard em 24!

Vamos aguardar os próximos jogos da Coréia do Sul... se ainda existirem até lá, sem se engalfinharem em uma guerra louca com o louco irmão do norte....

sábado, 22 de fevereiro de 2014

The Quiet Beatle - 71 anos !!!


Se George Harrison estivesse vivo, completaria 71 anos de idade no dia 25 de fevereiro!!

Então, estou relembrando, em capítulos, um breve texto que escrevi sobre ele, há quatro anos, e que poucos apreciaram. Apreciaram, no sentido de ter acesso a ele....
E vou comecar pelo fim!
O fim da vida de George foi atribulado. Teve um câncer na garganta em 1997, que migrou para o pulmão, mas foram ambos debelados. Em 1999, sua casa foi invadida por um lunático, George lutou com ele, mas acabou esfaqueado 10 vezes, uma das estocadas passou a uma polegada de seu coração. Felizmente, sobreviveu para gravar e quase terminar seu último disco, o magnífico Brainwashed. Chega a ser uma benção você poder terminar uma carreira com um disco tão bom, leve, com letras elevadas. 

Infelizmente, não sobreviveu para presenciar o lançamento do disco, que foi terminado por seu filho Dhani, então com 23 anos. Outro projeto que não viu concretizar-se foi a união da música dos Beatles com o conceito do Cirque du Soleil, idéia dele, que era amigo (mais um) e admirador de Guy Laliberté, o bilionário canadense criador do grupo circense. Felizmente, Olivia tocou adiante o projeto e, com a ajuda de Paul, Ringo e Yoko, nasceu 'Love', um dos mais bem sucedidos espetáculos do melhor circo do mundo, há quase oito anos bombando em Las Vegas. George foi acometido no começo de 2001 por um câncer no cérebro (lembra o nome do disco?), que foi combatido por todas as técnicas possíveis, mas que acabou levando-o para outro plano, em dezembro do mesmo ano. Morreu na casa de um amigo (mais um de seus muitos) em Los Angeles, cercado pela família e pelos amigos.
Certamente, ele não estava preocupado com a passagem. Estava serenamente aguardando por ela, pois era elevado espiritualmente. Olivia disse: "He left this world as he lived in it, conscious of God, fearless of death, and at peace.'
Ringo esteve ao lado dele em todos os momentos da doença. Numa ocasião, poucos dias antes do desenlace, Ringo disse que teria que sair para ajudar uma filha que estava com problemas, ao que, prontamente, George ofereceu ajuda, já se levantando da cama, ainda que combalido e debilitado pela pesada quimioterapia, e disse: 'If you need me, I can go with you!'
That was George!

--- x --- 

 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Carta Aberta a Educadores

 Podem assinar ou deixar apócrifa, 
mas esta carta bem que poderia chegar a muitos educadores, não???
Renata acharia perfeito!!
É isso que ela quer .. passar mensagens e valores, 
embutidos num lingujar lúdico e fantástico.
E o segundo livro vem na mesma linha!!!

Gabriel Marino Aos professores de Língua Portuguesa, de Literatura e de Cultura, e aos demais profissionais responsáveis por essas áreas.

Prezados,

Na atual situação política, econômica e social do nosso pais, vê-se necessário o incentivo à cultura para com os nossos queridos jovens. E o que há de melhor, em termos de cultura, do que livros intrigantes e apaixonantes? É exatamente isso que falta nas mãos de nossos pequenos cidadãos.
De certo sabemos que os clássicos mais clássicos não devem se ausentar das salas de aula deste país. Entretanto, de certo sabemos também que apenas antigas histórias não se mostram para a maioria dos jovens como um incentivo à leitura. 
Presto-me nesta carta à indicação de uma nova proposta literária.
Como dito anteriormente, não se trata de retirar os clássicos da fase escolar. Trata-se de acrescentar novos talentos, novas obras que estão a surgir pelo nosso Brasil, com contextos contemporâneos.
Indico o livro "A Arma Escarlate" da autora Renata Ventura.
Renata vem se mostrando uma preciosidade na arte da escrita, fazendo ressurgir, depois de muito tempo, o amor de várias crianças, jovens e adultos pela literatura brasileira, conquistando milhares de fãs por meio de seu livro.
Além de apresentar uma história fascinante, um misto da realidade brasileira e ficção mágica, a autora se propõem a receber sugestões e dicas para suas obras, criando uma relação de co-autoria interativa com o público.
Acredito que essa nova proposta seria um grande sucesso entre os alunos.
Deixo então o convite para que possam refletir a respeito.
Agradeço ao tempo investido na leitura desta carta.

Atenciosamente,

Um amigo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mais rapidinhas


  1. Comitê Olímpico detona condições da Baía de Guanabara para as provas de iatismo. Depoimentos de iatistas estrangeiros falam de sofás, madeiras podres e até uma carcaça de cavalo boiando.... Nossos iatistas se declaram envergonhados, mas crêem em correção em tempo.
  2. Criador do vídeo game Flappy Bird,  vietnamita, fatura 50 mi dólares POR DIA apenas com propagandas no site do jogo (é um jogo gratuito). E ainda sim, retira o jogo do ar, arrependido pelo poder viciante do mesmo....
  3. Santos invicto perde de 4x1 do Penapolense..... Neymar volta depois de 30 dias inativo e faz golaço!!! Vasco agora pode se vangloriar similaridade ao English Team, que teve um gol daquele tidpo anulado, em plena Copa do Mundo!!
  4. Seguimos causando furor no gelo, com colocações mais próximas das últimas, e acidentes, alguns assustadores... mas o que vale é o espírito olímpico, ainda que congelado.
  5. Uma observação novelística: a Natália do Valle deve estar muito doida por fazer papel de mãe de Julia Lemmertz. Se fosse, na realidade, ela teria sido uma mãe precoce, aos 10 anos de idade. Mais uma bola fora da novela de Manoel Carlos, bem fraquinha. Outra é correr o risco de botar personagens instrumentistas, com atores tocando flauta e piano emesmo regendo orquestras, daquela maneira amadora.


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Raphael Montes, o Príncipe dos Horrores!!

Em setembro de 2012, eu recomendei um livro a vocês!!! 

Eu contei como ele era espetacular, que o devorei em dois dias, e previ seu sucesso!

O livro era Suicidas .. o autor, Raphael Montes, então, com 22 anos!!

O post, este aqui, http://blogdohomerix.blogspot.com/2012/09/suicidas-o-livro.html

Veja só o que aconteceu neste último sábado!!!




Pois é, o autor foi motivo de página INTEIRA do Segundo Caderno do Globo!!!

Um orgulho!!! Muito merecido!!

Nestes 15 meses, muita coisa aconteceu. Ele foi finalista de dois prêmios importantes, seu segundo livro 'Dias Perfeitos' (que eu já comecei a ler, obrigado pela distinção, Raphael! ... e está magnífico!!!) está sendo editado por uma editora maior, a Companhia das Letras, que até pagou um adiantamento de 5 dígitos. 'Suicidas' foi traduzido para o inglês (o que custou também alguns 5 dígitos) e aconteceu já parte do que eu previ no meu post:
Pronto pra virar filme! De sucesso! Primeiro com a ambiência original, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Basta fazer uma seleção de elenco no cast de Malhação. Filme de baixo orçamento. É só escolher os cenários e investir em maquiagem, alguma computação gráfica e dezenas de litros de líquido escarlate. Depois do sucesso nacional, certamente Hollywood deve fazer um remake... uma moda atual da Meca do Cinema. Aí é só mudar o ambiente para, vamos dizer, Los Angeles e Carmel!
Vai virar filme mesmo!!! Aí só vai faltar a parte do sucesso nacional e a de Hollywood.

Veja aqui a íntegra da reportagem!!

http://oglobo.globo.com/cultura/raphael-montes-desponta-como-promessa-da-literatura-policial-brasileira-11608188

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO PARA COMPRAR
'SUICIDAS'???

Parabéns, Raphael, você merece!!!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Profusão escarlate

Não, infelizmente ainda não é o retrato das vendas do livro A Arma Escarlate.... http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2011/08/arma-escarlate.html
mas ela ainda vai acontecer...

Aqui, refiro-me à profusão de títulos de livro contendo 'Escarlate' no nome.

Este extrato é do Skoob (www.skoob.com.br), quando você coloca 'Escarlate' no quadrinho de busca.

São 49 títulos, mas descontando as duplicações, encontrei este 26 livros

Note que 'A Arma Escarlate' está em quase 5000 estantes, e é o campeão escarlate nesse quesito. Na verdade, não é que o livro esteja fisicamente na estante do leitor. É apenas a soma dos que disseram 'Leram', 'Estou Lendo' e 'Vou Ler', nas estatísticas internas. É uma estante virtual!!!

Então é um nome popular, ao mesmo tempo pouca gente sabe que quer dizer vermelho-sangue, e na hora que pedimos informação sobre o livro na livraria, muitas vezes o atendente escreve sem o 'E' inicial!!

O mais vendido deles todos é 'A Letra Escarlate' e veja que tem autores de renome, como Edgard Allan Poe, que escreveu sobre 'A Morte'. Sabe o que isso significa? Nada!!!








quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Par de vasos


Ontem, ao sair de casa, mandei um torpedo a meu amigo Renato:
Hoje, vou com ela, hehe
No meio do caminho pro trabalho,  torpedo resposta:
Eu tb, rs!!!
Ao chegarmos, com minutos de diferença, o registro:


Descobrimos essa coincidência há algum tempo: temos essa mesma camisa xadrez verde-branca da Aviator. E gostamos dela. Não foi a primeira vez. É uma boa marca, com boa relação custo-benefício!!!

Por conta do incidente, meu amigo Marcelo lembrou de um dito de outro amigo,  o César:

O nosso vestuário é determinado pelas esposas dos amigos.
Verdade....

Aproveitei para lembrar essa expressão antiga, que utilizei no título. Os mais jovens estranham ao ouvi-la. Dve have uma mais recente para definir esta efeméride que irrita tanto as mulheres, mas que para nós, homens, é apenas divertido!!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O ranking de Rafael Clark no Oscar - Imperdível!!

Não só o ranking como alguns comentários e informações importantes, e sem spoilers!!

Não escrevo mais sobre cinema!!

Adoto a opinão de meu Correspondente de Hollywood!!

E claro que aceitamos, eu e ele, contestações!

Mas duvido que eu encontre alguém que tenha assistido ou que venha a assistir a todos os 9 candidatos a melhor filme!! Eu, inclusive!!

Vejam, na foto, como ele tem intimidade com o tema!!
------------------

O S C A R   2 0 1 4 
Depois de correr para todas as pré-estreias que aconteceram no Rio, finalmente consegui ver todos os 9 indicados a Melhor Filme. Eis o meu ranking, do pior para o melhor:
Trapaça (American Hustle)

Chato, desinteressante, confuso, e longo pra dedéu. O filme foi todo feito na base do improviso (como é que foi indicado ao Oscar de roteiro se não seguiram roteiro nenhum?), e dá pra notar. É o filme superestimado do ano.

Em cartaz nos cinemas.
(Nota do Homerix: Renata já viu e concorda; Felipe achou interessante)


Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club)

Um filme bom, mas apenas isso. Nem mesmo suas atuações chamaram minha atenção (mas o Jared Leto está irreconhecível embaixo daquela maquiagem toda!).

Estreia dia 21 de fevereiro.
(Nota do Homerix: neste filme, Mathew McConaughey - ou algo assim - perdeu 20 Kg para fazer o papel de aidético))


Capitão Phillips (Captain Phillips)

Gostei bastante desse novo filme do Paul Greengrass, mas esperava algo mais tenso e mais claustrofóbico. Acho que fui com uma expectativa irreal, por conta do trailer, que é um daqueles raros trailers que não conta nem metade da história.

Em cartaz nos cinemas.
(Nota do Homerix: Já vi e adorei, mas não ganha)


12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

Ótimo filme, com uma ótima atua ção do Michael Fassbender. No entanto, ele é bem convencional. Vindo do Steve McQueen, esperava algo hipnótico, enigmático e diferentão, como "Shame" e "Hunger".

Estreia dia 21 de fevereiro.
(Nota do Homerix: Este Steve McQueen não é aquele ator famoso, de 40, 50 anos atrás, Papillon, Sete Homens e um Destino, 24 Horas de Le Mans, Os Implacáveis ... este morreu em 1980)


Ela (Her)

Um bonito romance - ainda que meio bizarro -, com diálogos excelentes (é meu favorito para o Oscar de Melhor Roteiro Original). E por que o Joaquin Phoenix não está indicado a Melhor Ator?

Estreia dia 14 de fevereiro.
(Nota do Homerix: quero ver, ainda que não possa 'ver' Scarlet Johanson, apenas ouvi-la)


Nebraska (Nebraska)

Belíssimo filme sobre o amor de pai e filho, com um clima nostálgico bem gostoso, acentuado pela fotografia em preto e branco.

Sem data de estreia definida (vi no Festival do Rio).
(Nota do Homerix: difícil que eu veja)


Philomena (Philomena)

Um ótimo - e surpreendente - filme sobre uma mãe buscando o filho que lhe foi roubado há cinquenta anos atrás. Apesar do tema um tanto pesado, é um filme gostoso de se ver, não só porque é engraçado, mas porque sua protagonista é um poço de simpatia e otimismo. Adorei!

Estreia dia 14 de fevereiro.
(Nota do Homerix: Renata já viu e amou - ainda mais porque vemos que M não morreu e segue esplendorosa)


O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

Três horas que passam voando, gra ças à energia assustadora de Leonardo DiCaprio e a um roteiro repleto de situações estapafúrdias e excessivas que causam fascínio, desgosto, e gargalhadas involuntárias. Não só é um dos melhores de 2013, mas é um dos melhores do Scorsese, na minha humilde opinião.

Em cartaz nos cinemas.
(Nota do Homerix: não sei se tenho estômago para ver pessoas enganando as outras explicitamente e se dando bem, mas os reiterados elogios a Leonardo certamente pesarão na minha decisão de assistir ou não)


Gravidade (Gravity)

Não é um filme, é uma experiência - ainda mais se você for vê-lo na sala 4Dx, em São Paulo (é uma delícia a sensação de se estar voando pelo espaço com a Sandra Bullock e o George Clooney). O roteiro pode ser meio episódico e formulaico (é uma corrida de obstáculos), e o sentimentalismo das cenas com cachorrinho e neném é incômodo, mas o filme é um deslumbre, tão tenso e tão tecnicamente perfeito que parece ter sido filmado no espaço mesmo. É o meu favorito para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem Sonora, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Fotografia e Melhor Edição de Imagens (mas Melhor Atriz é da Cate!).

Em cartaz nos cinemas. Lançamento em DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D em 27 de fevereiro.
(Nota do Homerix: Já vi e adorei, é meu favorito e acho um exagero a indicação de Sandra a Melhor Atriz)
(Nota 2 do Homerix: JA Cate que ele menciona é a Blanchet, atriz de Blue Jasmine)


A aposta está feita! Agora, é aguardar até o dia 2 de março. =)



Rafael Sander P. Clark