-

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Viva a Justiça!!!!

Gente, que felicidade!!

Está terminada a votação do Supremo contra os primeiros réus. Falei sobre o começo da votação, com o voto do relator Joaquim Barbosa e do revisor Lewandowski neste post (A gente vai Lewando no Ówski) - link.

Agora, após o 4º dia, o resultado já é claro... quer dizer, há  a possibilidade regimental de juízes reverem seus votos, mas é difícil!

Até 4ª feira, faltava o voto de mais CINCO juízes a respeito de Luis Paulo Cunha, Marcos Valério e alguns asseclas. A condenação estava encaminhada (4x2) com a votação do primeiro dia, mas faltavam ainda DOIS votos para confirmá-la. Os quatro condenantes foram Barbosa, o brilhante relator, Rosa Weber, Carmen Lúcia e um surpreendente Luis Fux (a razão do adjetivo, está mais embaixo). Os dois absolventes? Quem duvidava de que o Toffoli  acompanharia Lewandowski e absolveria Luís Paulo Cunha, seu ex-companheiro de partido?

Depois, eu temia apenas pelo voto dos ministros 'De Mello' (Marco Aurélio e Celso), afinal, esse Mello com dois 'eles' me assombra há mais de 20 anos. Temeria Gilmar Mendes mas não temia mais, após a trapalhada de Lula, que sugeriu a ele o adiamento do julgamento, em maio, e foi devidamente rechaçado. Em Ayres Britto e no aposentante Pelluzo, eu tinha confiança!

Felizmente, todas as expectativas finais foram confirmadas. Os Mellos, Gilmar Mendes e do aposentante Pelluzo, no último voto de sua carreira, votaram pela condenação, assim como o presidente Ayres Britto, que votou hoje. Foi 9x2 contra todos eles, nos principais crimes julgados!!! E algumas penas, já decretadas! Prisão de 6 a 16 anos!!! Espero que sejam cumpridas!!! E que recursos sejam retornados ao erário público!!!

Agora, a razão do adjetivo 'surpreendente' lá de cima. Destaco aqui, para celebrar, além do voto pela condenação, uma excepcional fala do Ministro Luis Fux!!!!  Logo ele, que recebi com raiva e ironia quando foi indicado por Dilma há 2 anos, e até fiz um post com título trocadílhico: Tamu Fux (neste link). Afinal, ele acabara de desempatar uma decisão, votando contra o Ficha Limpa.

A fala de Fux expressa exatamente o meu pensamento sobre o efeito da corrupção!
A cada desvio do dinheiro público, mais uma criança passa fome, mais uma localidade fica sem saneamento, mais um hospital fica sem leito. Estamos falando de dinheiro público. O dinheiro público é destinado à ciência, saúde e educação”.


Minha definição: Corruptos são assassinos do presente e inimigos do futuro!

Acho que ele não precisa falar mais nada!!

Aliás, nem eu! Apenas um ...
 "Obrigado, Ministro Fux!"
E, depois do resultado, quero ver a cara dos advogados que se esbaldavam de rir depois do voto do revisor.... 

Viva a Justiça!!!! 

10 comentários:

  1. Homerix,

    Parece que a punição vai acontecer para alguns, quando o "comando central" parece que sairá ileso. Há uma forte probabilidade de que os mentores e comandos não se exponham, apenas "comandam", com o cuidado de evitar rastros que levem a evidências que carecterizem provas, que os incriminem. Há que se estabelecer um mecanismo de inteligência para extirpar-se o mal, da raíz ao broto. Mapear relações entre politicos, empresas, empresários, cachoeiras, similares, derivadas e integrais de quaisquer ordem. Penso que a PF até disponha desses mecanismos, mas ... É curioso que tanta gente do meio político et alli se engalfinhe pela distribuição de cargos aqui, acolá e alhures governamentais, estatais, federais, municipais, etc e tais. Para quê? O Eremildo diria que é para competir para ver quem faz a gestão mais eficiente. Pode até ser, e seria o meu sonho de consumo, mas eu gostaria de ver as provas...

    ResponderExcluir
  2. Homerix, como você a fala do Fux, antecedendo o seu voto, além daquela expressão amplificada por ti... outros muito boas ele teve, falando muito de improviso, além do que estava balizado em seu roteiro jurídico. Ressalvo o entendimento que ele expressou sobre o crime do corruptor... o simples pedido de um oficial de transito, com ou sem multa já é o "ato praticado".
    Paulus

    ResponderExcluir
  3. O Fux é um cara sensato. Ele votou contra o ficha limpa naquela eleição específica porque era inconstitucional. Na ânsia de fazer o bem, não podemos abrir exceções.

    ResponderExcluir
  4. O processo parece estar bem fundamentado e acredito que os culpados serão punidos.
    Há todo um processo em que as partes foram ouvidas, cabe agora aos juízes a sentença, que terá de ser fundamentada.
    O Brasil está de olho.

    Antonio Alvarez

    ResponderExcluir
  5. Também venho acompanhando e confesso que esperançoso. Porém em se tratando dos nossos juízes, da nossa intrincada legislação penal, direito romano, jurisprudência, apenados de primeiro grau,habeas corpus, impetrar recursos, revisão de voto, apelar da sentença prescrição do crime (nunca entendi porque um crime prescreve no tempo) e por aí afora... Então meus prezados, data venia excelência (diriam ele, advogados), pediria, se posso, cautela... "não comemores muito cedo não; nem leves flores à cova do inimigo..." (já cantava Belchior)

    Forte abraço,
    Eu

    ResponderExcluir
  6. Estou Levando Wisky para comemorar...

    ResponderExcluir
  7. Ainda dá pra ter esperança.
    Talvez ainda possamos viver para ver um Brasil em que a Justiça faça justiça, que seja célere e que a Lei seja respeitada e valha para todos.
    Talvez apenas nossos filhos e netos vivam para ver isso, mas em toda caminhada é preciso dar o primeiro passo.
    Que este seja na direção certa.
    Vamos torcer.

    ResponderExcluir
  8. Homerix, que deve ser uma mistura de Homero com o herói Asterix, o que mais me impressionou favoravelmente nos votos foram as falas, duvido que algum deles volte atrás. Agora o jp cunha bem que poderia ser enquadrado em mais alguma outra condenação, para ir em cana, vamos ver. Agora os dois descarados simplesmente não votaram, e sim fizeram parte da defesa da petralhada bandida, aliás seus comparsas!

    ResponderExcluir
  9. Antes de comemorar as condenações, acho prudente aguardar as sentenças e como elas vão ser cumpridas.

    ResponderExcluir
  10. Homerix,

    Alvíssaras. Isso é uma quebra de paradigma, que traz um alento importantíssimo. O assunto não se esgota aqui, até porque há mais implicados, inclusive em nível mais alto, de "comando". Mas há que se refinar e consolidar ainda mais este processo. Tem que ser tratado como uma espécie de corrida de revezamento, sem linha de chegada, para que não se dê quaisquer brechas para que a corrupção ganhe espaço ou quaisquer formas de sobrevida.

    ResponderExcluir