-

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Beatles - Começo do Começo e do Fim


Ao visitar o Twitter por acaso, li uns twits de um cara que se assina por Beatles Facts, e rememorei dois importantes fatos relativos à minha banda mais querida. Ambos inversamente relacionados. Os Beatles tiveram seu começo oficial em 5 de fevereiro de 1962 e seu fim em 10 de abril de 1970. Entretanto, houve dois encontros que foram fundamentais para o começo e para o fim. E ambos aconteceram num 9 de Novembro.

9 de Novembro de 1961 - O Começo do Começo

Naquela quarta-feira, ao meio-dia, os Beatles, ainda sem Ringo Starr faziam mais um de seus show diurnos, no famoso Cavern Club. Na plateia estavam muito jovens, mas tamém uma cara um pouco mais velho e de terno!!! Era Brian Epstein. Brian havia sido convencido a ver o desempenho daqueles rapazes, e naquele dia, ao sair de sua loja de discos de Liverpool, antes de almoçar, passou lá pra ver do que se tratava. Foi naquele dia que Brian conheceu os Beatles, e gostou, nem tanto assim da música, que não era sua praia, mas do carisma que exalavam. Dias depois, ofereceu-se para empresariá-los, e daí, o resto é história.

Portanto, há exatos 60 anos, 
começava o começo dos Beatles!

9 de Novembro de 1966 - O Começo do Fim

Naquela quinta-feira, meros e exatos 5 anos após aquela data histórica. John Lennon, em suas andanças noturnas, atendeu à sugestão de um amigo e foi visitar uma galeria de arte. A atração da noite era uma japonesa radicada em New York chamada Yoko Ono, onde a atração principal era uma obra que consistia em uma escada (daquelas de pintor) onde se tinha que subir, apanhar uma lupa pendurada do teto e ler uma palavra em fonte mais que minúscula na parede. A palavra era 'YES' e daí, o resto é história.

Portanto, há exatos 55 anos,
começava o fim dos Beatles!
Claro que eu podia dar mais detalhes sobre os  lugares, em si, e os tais amigos comuns que propiciaram os dois encontros, mas o que quero ressaltar hoje é apenas a coincidência de datas....

E hoje eu não considero Yoko Ono tão responsável assim, penso que ele foi feliz com ela, e isso é mais importante!

Sei que Yoko não foi a única razão para o fim, mas foi uma das...

Abraço

Homerix Historiando Beatles Ventura


6 comentários:

  1. Homero,

    Detalhes importantes de um conjunto que levou ao delírio milhares de admiradores. Claira

    ResponderExcluir
  2. Outra coincidencia...9 + 9 = 18 !! O que teremos dia 18 deste mes de Novembro ??..rs

    We're puppets, my friend...

    Abs,
    RR.

    ResponderExcluir
  3. O que li não sei mais onde: Paul foi responsável pelo encontro com Yoko. Não foi um amigo qualquer. Foi Paul. Ele estava envolvido até à medula com a aquela galeria. Até ajudou na dcoração junto com Jane Asher. O irmão dela, Peter, era um dos proprietários. O dono principal era John Dumbar, primeiro marido de Marianne Faithful. E tinha ainda o Barry Miles na turma. Aquele que fez a biografia de Paul. Acho que tinha um quarto... não me lembro mais quem era. John Dumbar tinha uma livraria de livros raros no mesmo endereço. Quando os livros chegavam iam para o quarto de Paul no castelinho dos Asher. Lá na parte de cima. Paria teria descoberto assim o livro de Tim Oleary inspirado no Livro Tibetano dos Mortos. Achou que John gostaria daquilo...e assim nasceu Tomorrow Never Knows.
    Então John Dumbar deu de fazer uma galeria de artes. Aquela turma frequentadora da casa dos Asher toda se entusiasmou. Inclusive Paul. E foi ele quem insistiu que John fosse ver a exposição de uma artista japonesa. John não queria nada com a festa de inauguração. Então Paul deu um jeito para John ir lá antes da abertura oficial. A culpa é de Paul. rs rs rs. Só que naquela noite John teria corrido dela e ainda pedindo socorro. Assim fiquei sabendo.
    Paul foi o responsável pelo convite para a inauguração. Ele fez o desenho.
    Aí surgiu a história de Yoko paquerando Paul primeiro. Ela o conheceu primeiro. E bateu até a casa dele pedindo um presente especial para John Cage no seu aniversário. Seria um papel com a letra de uma das muaicas de Lennon/M<Cartney. Paul disse que por ele tudo bem, mas seria importante saber de John também.E ainda deu o telefone de John para ela...E ela ligou para John..E deu no que deu. Ele mesmo contou essa história no discurso para a introdução de John no Rock n Roll wall of fame. Nao sei se totalmente igual, mas bem parecida. Não confirmou que ela teria ido paquerando ele...e ele a mandou para John.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre mostrando todos os detalhes
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Mais do que um fenômeno,mais do que uma magia,os Beatles são um símbolo cultural.Do iê iê iê para as super harmonias sinfônicas...Parabéns Homero...Oxalá um dia alguém remunere esse incrível trabalho que você faz...God bless you...Thank you boy !!! Dylmar Gomes

    ResponderExcluir
  6. Virgínia não fica atrás nos fatos
    Parabéns aos dois
    Aprendo muito com vocês

    ResponderExcluir